Publicador de conteúdo web

O que é o SCR?

É um banco de dados constituído por informações sobre o montante das operações com características de crédito e suas eventuais garantias realizadas por pessoas físicas e jurídicas junto às instituições financeiras no Brasil.

Qual a finalidade e uso do SCR?

Prover o Banco Central de informações sobre o montante dos débitos e responsabilidades decorrentes de operações com características de crédito realizadas junto às instituições financeiras por ele fiscalizadas, com o objetivo de avaliar o risco de crédito a que estão expostas essas instituições e de proteger os recursos depositados pelos cidadãos.

Permitir o intercâmbio destas informações entre as instituições financeiras a fim de subsidiar decisões de crédito e negócios.

Forma de consulta as informações do SCR

As informações constantes do SCR, referentes ao histórico dos clientes dos últimos 13 meses, somente podem ser consultadas pelas instituições financeiras mediante prévia autorização do cliente, sendo que este poderá acessar seus dados no SCR por meio da Central de Atendimento ao Cidadão do Banco Central.

Como alterar as informações do SCR?

As manifestações de discordância e os pedidos de correções, exclusões e registro de medidas judiciais devem ser dirigidos à instituição financeira responsável pela informação por meio de requerimento escrito e fundamentado do cliente, acompanhado da respectiva decisão judicial, quando for o caso.

Publicador de conteúdo web

Para mais informações, consulte o site do Banco Central do Brasil (www.bacen.gov.br).