Dia do Consumidor: confira a importância da data, seus direitos e dicas de segurança
O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, é um marco importante para o reconhecimento e valorização dos direitos de quem compra produtos e serviços.
Sendo, então, uma data de grande relevância para celebrar os direitos dos consumidores e aproveitar diversas ofertas.
Mas qual é a diferença entre o Dia do Consumidor e o Dia do Cliente?
Essa é uma dúvida muito comum, mas, apesar de parecerem semelhantes, essas datas possuem objetivos distintos. Enquanto o Dia do Consumidor reforça os direitos do consumidor e a importância da proteção contra práticas abusivas no mercado, o Dia do Cliente tem como intuito celebrar a relação entre as empresas e os seus clientes, focando na fidelização e no relacionamento.
E quais são os principais direitos dos consumidores?
Conhecer os seus direitos como consumidor é fundamental para que você não seja prejudicado. Portanto, confira alguns deles:
Informações específicas: os clientes devem receber informações claras e precisas sobre os produtos e serviços que desejam adquirir, incluindo preços, prazos de entrega, garantias, riscos, etc.
Segurança: os produtos e serviços oferecidos devem ser seguros e não apresentarem riscos à saúde e à integridade física dos consumidores.
Proteção contra publicidade enganosa: as empresas não podem fazer propagandas falsas ou abusivas, e esse tipo de ação é considerado crime. Um exemplo é quando alguma empresa mente sobre as características de um determinado produto ou serviço a fim de fechar a venda.
Devolução: caso o cliente se arrependa da compra, ele pode devolver o produto em até 7 dias após o seu recebimento (em compras on-line), ou em até 30 dias (compras físicas), sem necessidade de justificativa.
Garantia e troca de produtos: os consumidores também têm direito a reclamar de produtos com defeito e, assim, conseguir reparo, troca ou reembolso.
A seguir, saiba como aproveitar o Dia do Consumidor com segurança e responsabilidade.
Durante a data, é muito comum que ocorram fraudes e que os consumidores sejam expostos a situações de riscos. Para se proteger, confira as dicas:
Cuidado com ofertas falsas: desconfie de preços muito baixos ou promoções que parecem boas demais para ser verdade, pois podem se tratar de iscas para um golpe.
Sempre verifique se os sites e lojas são confiáveis: neste período, muitas ofertas tentadoras aparecem, e os consumidores podem acabar comprando por impulso. Por isso, antes de realizar qualquer compra, o ideal é verificar a reputação da loja ou observar se o site é verdadeiro. Para isso, confira na barra de endereços se há um cadeado, isso significa que a conexão é segura.
Atenção aos golpes de Phishing: esses golpes visam à obtenção dos dados pessoais e bancários da vítima através de e-mails, links, mensagens falsas ou até telefonemas. Portanto, desconfie de qualquer contato solicitando seus dados. Além disso, não clique em links ou e-mails suspeitos.
Planeje suas compras: às vezes, com tanta oferta boa, é normal comprar por impulso, mas essa ação pode acabar prejudicando o seu orçamento. Para evitar essa prática, planeje suas compras e reflita sobre o que você realmente precisa ou não.
Não compre com venda casada: essa é uma prática ilegal, que obriga o consumidor a comprar um produto ou serviço para adquirir outro. Exemplo: você só pode comprar um eletrodoméstico se comprar a sua garantia estendida.
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Por fim, não esqueça de pesquisar, comparar preços e escolher empresas confiáveis. Exerça seus direitos como consumidor e exija produtos e serviços de qualidade. Denuncie práticas abusivas e contribua para um mercado mais justo e transparente.
Para aproveitar a data da melhor maneira, pode contar com a gente!
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