Entenda como funciona o Golpe do Falso Motoboy e descubra como evitá-lo

Escolha como quer aprender:
As fraudes envolvendo cartões de crédito estão crescendo cada vez mais e, para não correr o risco de ser uma vítima, é muito importante que você entenda como os fraudadores atuam. Por isso, neste artigo, você descobre o que é o Golpe do Falso Motoboy e aprende dicas para se prevenir.
Homem branco de blusa vermelha entregando uma sacola de papel para uma mulher de blusa branca que segura uma porta aberta, apoiando a mão na maçaneta.

Como funciona?

O fraudador entra em contato com você através de um telefone (que não é o oficial do Banco Carrefour) e irá se passar por um funcionário, dizendo que precisa confirmar uma transação suspeita em seu cartão de crédito. 

Ao desconhecer a compra, o falso atendente avisa que o cartão foi bloqueado por medida de segurança e que o banco já emitiu um novo. 

O fraudador pede para você digitar sua senha e transfere para uma falsa central telefônica, que vai capturar a senha digitada. Além disso, ele também solicita que você quebre o seu cartão no meio, mas sem danificar o chip.

Logo, ele oferece um serviço exclusivo para a retirada do cartão, via motoboy.

Ao final, o falso funcionário vai até sua casa fingindo ser um motoboy do banco e retira o cartão para utilizá-lo em compras fraudulentas.

Confira as recomendações para evitar cair no golpe:

  • As instituições bancárias nunca recolhem cartões de crédito, nem mesmo aqueles que estão vencidos ou inutilizados. Por isso, jamais entregue o seu.
  • Não forneça e nem digite no teclado do telefone a senha ou os dados do seu cartão, atendentes de bancos não solicitam essas informações em ligações. 
  • Se você deixar de utilizar ou cancelar um cartão, sempre corte o chip, assim você impede que fraudadores consigam usá-lo.

Atente-se

  • Na maioria dos casos, o estelionatário pede para o cliente ligar no telefone que está no verso do cartão, dando mais credibilidade ao golpe.
  • Eles sempre ligam para um telefone fixo, pois assim conseguem "segurar" a ligação. E, na verdade, o cliente estará falando numa falsa central de atendimento.
  • Lembre-se: o Carrefour não realiza a retirada do cartão em sua residência ou solicita a sua senha. 

Cai no golpe: e agora? 

Acesse o aplicativo do Cartão Carrefour e verifique se existem compras não reconhecidas e, mesmo que não tenham, o ideal é realizar o bloqueio do seu cartão.

O bloqueio pode ser feito no próprio app. Acesse “Serviços” e, em seguida, “Bloquear cartão”.

Além disso, você deve ligar para a Central de Relacionamento e informar o acontecido. Por lá, eles tomarão as medidas necessárias para contestar as compras não reconhecidas e ainda solicitar um novo cartão.

Os números da Central são:

Regiões Metropolitanas | 3004 2222

Demais Localidades | 0800 718 2222

Para usar o seu cartão Carrefour de forma mais segura, você também pode contar com a gente!

Fique por dentro das novidades

O Cartão Carrefour tem muito mais dicas para você ficar sempre no comando das suas contas.


Não perca tempo! peça já seu cartão!

Não perca tempo! peça já seu cartão!

Mais artigos para você